
Entretenimento degradante
Esta deveria ser a maior montra de música em Portugal para o estilo POP. Infelizmente, por motivos meramente comerciais, a nossa Televisão Pública resume este acontecimento a um mero espetáculo degradante de entretenimento do nosso País.
Seleção de Músicas
A televisão de todos nós promove as redes comerciais privadas, fazendo convites a empresas privadas (16) para apresentarem um candidato diretamente para uma das 16 canções selecionadas. Como sabemos o regulamento da RTP é bem claro quanto a isso e toda a gente o come com “molho de cebolada”.
Depois, para preenchimento das 4 vagas restantes, a nossa “querida RTP”, seleciona (ninguém sabe como) quatro músicas entre as 1800 canções a concurso de forma livre. Se alguma coisa destas parece justa, ficaríamos por aqui!
Mas não! De justo nada tem!
Entretenimento degradante
Para um espetáculo desta natureza, a que se pretende dar dignidade, a sua apresentação tem que ser efetuada de forma elevada, o que não acontece quando as rédeas ficam na mão dos “portuguesinhos”. Porque não fizemos a mesma palhaçada de apresentação no festival da Eurovisão que realizámos em Portugal?
Estamos a evoluir, com toda a certeza, mas deixem de criar palhaçada em tudo o que fazem, porque esta vida é boa para se viver, mas sempre em palhaçada não tem piada.
Humor sim… palhaçada é no circo!
Sistema de votação...
Um dos meios de subsistência financeira dos programas televisivos em Portugal são as receitas provenientes das chamadas telefónicas. É para os golos, para os Heróis, é para o desfecho da telenovela, é para tudo e mais alguma coisa. Até compreendo a necessidade e se as pessoas aderem a este tipo de chamamento, então é porque gostam. O que realmente ninguém questiona é o facto de isto ser efetuado na Televisão Pública, onde todos os Portugueses contribuem obrigatoriamente com uma taxa. Taxa essa que começa a ser vergonhosa nos dias de hoje!
Se quisermos fazer contas fáceis vamos a isso. Este concurso da RTP recebeu só na final, perto de 86000 chamadas telefónicas. Equivale a dizer que só neste espaço de entretenimento caseiro noturno, valeu para os cofres da RTP 86.000 €. Não é nenhuma fortuna, mas também não é de rejeitar.
No que diz respeito à votação propriamente dita, essa por mais que queira ser justa, não me parece haver uma que traduza de forma clara um consenso geral.
Proposta
Estes artigos não servem apenas para sermos críticos de forma leviana. Servem para se propor algo diferente e não quer dizer que seja melhor ou pior, pois nunca foi testado!
Porque é que a RTP não aproveita o interesse (procura elevada de participantes) do público-alvo e em vez de dois programas, pensar um pouco mais em alargar horizontes e dar oportunidade à verdadeira cultura musical (POP) em Portugal? Será que estou a pedir demais? Se para a musica Popular já existem todos os fins de semana, se para o Fado já existem programas específicos, porque não pensar na música POP Portuguesa?
A proposta é considerar a possibilidade de realização de um concurso com várias eliminatórias, aproveitando o número elevado de candidaturas e daí, realizarem duas semi-finais e uma final. Poderiam sempre proceder ao convite de candidaturas, mas todas elas a passarem pelo mesmo escrutínio das restantes.
Parece justo? Parece que sim!
Afinal de contas está em causa a representação da música POP Portuguesa a nível Internacional.

Parabéns aos NAPA
Talvez de forma inesperada os NAPA alcançaram a vitória do Festival da Canção 2025. Eu, particularmente gostei, mas não votei!
Os Órgãos de Comunicação Social esperavam a vitória de Fernando Daniel com “Medo”, mas contrariamente ao esperado, os NAPA impuseram-se com a sua música e talvez na opinião pública estivessem um pouco “deslocado”s !
O Tema deslocado é harmonioso e bonito. Se vai ganhar o Festival da Eurovisão…bom isso já não sei, mas ficaria feliz se acontecesse! Afinal de contas até parece que ganhámos muitas vezes!
Muitos Parabéns aos NAPA. Já agora para quem não seguiu o Festival da Canção, este grupo tinha concorrido o ano anterior e não foram apurados. Este ano receberam um convite para participarem diretamente no Festival e ganharam!
Justo ou não… fica na consciência de cada um!