Muitos Parabéns ao andebol do SLB
Há muito que não via uma final tão emotiva na minha modalidade. O SLB, frente ao Magdburg mostrou que com querer é possível ganhar e chegar longe!
Para os mais entendidos, a vitória do Benfica seria, no início da partida, uma miragem. Estamos a falar de duas equipas com níveis de competição muito distintas. O Benfica uma das grandes equipas do campeonato Português, enquanto que o Magdeburg a melhor equipa do campeonato alemão. Duas forças estavam em campo, com superioridade teórica para a equipa alemã.
No entanto, com muito esforço, competência, disciplina, organização e empenhamento coletivo, a equipa portuguesa superou todas as expectativas. Após um empate no final do tempo regulamentar, seguiu-se o prolongamento e aqui as coisas ficaram melhores para os encarnados.
Observei o jogo com muita atenção e há certamente coisas que na minha opinião não podem deixar de serem destacadas:
- Os atletas do Benfica ocupam melhor o espaço defensivo central, muito devido ao grande poder físico dos seus atletas. Finalmente temos “muros defensivos” em Portugal;
- Os alemães são melhores ofensivamente e individualmente, tendo sido um dia mau na finalização;
- O Magdeburg procura constantemente o trabalho ofensivo nas finalizações individuais, desgastando em demasia a componente física dos atletas;
- O guarda-redes do SLB foi o MVP do encontro de forma merecida. Com um guarda redes desta dimensão é bem mais fácil atingir patamares de excelência;
- Belone, apesar da baixa estatura, prova que o andebol não é só força e corpo, mas sim e também a inteligência, porque o andebol é “apenas” um jogo de superioridades numéricas;
- O treinador do Benfica, Chema Rodriguez afirmou no final do jogo ter sido um milagre, mas o que é certo é que este senhor foi o mentor do mesmo! No último prolongamento não só joga com sete atletas no ataque, como também surpreende o adversário com a colocação de três pivots. Doidice ou não, este senhor joga num modelo de 2:5 raramente ou nunca visto, sem qualquer hipóteses de resposta à equipa adversária. Quando assim é temos que obrigatoriamente dar os parabéns;
- A arbitragem não foi fácil. Duas equipas no choque e constantemente no contacto, não é fácil de decidir. São muitos olhos e todos vêm apenas o que querem ver. Sansão de cartão vermelho bem aplicada, no entanto, decorridos alguns minutos não houve coragem de mostragem de mais um cartão vermelho, muito mais evidente que o primeiro. Parece-me também, resultante daqui a polémica do treinador do Magdeburg, que o saque de bola do defensor benfiquista na tentativa de jogada aérea, foi efetuada precedida de falta (violação da área restritiva).
O SLB, independentemente daquilo que escrevi foi um digno e merecido vencedor da taça EHF. Sinais da melhoria e do crescimento do nível do Andebol em Portugal. Já não vêm ao nosso País apanhar apenas um banho de sol!
Estou feliz por toda a seção do Andebol e pelo Clube Benfica. O Andebol está de parabéns e só com investimento destes Clubes a nossa modalidade pode crescer.
Uma palavra à organização de parabéns, pois mais uma vez mostrámos que também sabemos fazer com mestria e profissionalismo.
Deixo apenas uma crítica, mais uma vez, à linguagem do Andebol na comunicação social. O jogo foi transmitido pela Benfica TV e fruto do calor do jogo assistiu-se a alguns comentários que não são condizentes com a modalidade de todos nós. Todos os intervenientes no jogo, sejam atletas, árbitros ou dirigentes, querem sair de cabeça erguida e muitas das vezes as coisas não correm bem. Este é um desporto que se pretende seja espetacular e diferente. Hoje foi quase sempre!
O público, em maior número do Benfica, empurrou o Clube para um grande feito no Andebol Português. Parabéns pela forma como apoiaram o Benfica e respeitaram as equipas adversárias.
Parabéns Andebol do Sport Lisboa e Benfica.
Fotos de Jornal Record. O resumo de todo o jogo aqui.