O adeus ao maior presidente da história do Futebol

Desde que me lembro de gostar de Futebol, esta pessoa existiu!

Poderá ser apontado de muitos defeitos, aldrabices e esquemas diabólicos, mas ao serem verdades todas essas suposições, a verdade que ninguém pode esconder é o facto de transformar um clube Local num dos mais prestigiados clubes Internacionais.

A família Portista reconhecerá para sempre o seu legado e certamente não deixará por mãos alheias a digna imagem do Presidente Pinto da Costa.

Títulos e mais títulos!

Jorge Nuno Pinto da Costa, que faleceu ontem (15 de fevereiro de 2025) aos 87 anos.

Foi presidente do Futebol Clube do Porto durante 42 anos, de 1982 a 2024.

Durante o seu mandato, o clube conquistou 69 títulos no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais. Além disso, sob a sua liderança, o FC Porto alcançou um total de 2.591 títulos em 21 modalidades

Entre as principais conquistas no futebol destacam-se as duas Taças Intercontinentais (1987 e 2004), duas Taças dos Clubes Campeões Europeus/Ligas dos Campeões (1987 e 2004), uma Taça UEFA (2003), uma Liga Europa (2011) e uma Supertaça Europeia (1987). A nível nacional, o clube venceu 23 campeonatos portugueses, incluindo um inédito pentacampeonato entre 1995 e 1999.

1987 – Campeão Europeu

1987 – Supertaça Europeia

1987 – Campeão Intercontinental

1999 – Pentacampeonato

2003 – Campeão Taça UEFA

2004 – Campeão Europeu

2004 – Campeão Intercontinental

2011 – Liga Europa

Pinto da Costa iniciou a sua ligação ao FC Porto em 1962, como chefe da secção de hóquei em patins, e assumiu a presidência em 1982. Sob a sua liderança, o clube tornou-se uma referência no desporto europeu, não só no futebol, mas também em diversas outras modalidades.

O seu legado perdurará como um dos mais bem-sucedidos e influentes dirigentes desportivos da história, tendo transformado o FC Porto num dos clubes mais titulados e respeitados a nível mundial.

Eu vi o FC Porto a crescer

O FC Porto tem uma característica muito marcante para as pessoas da minha geração. Todos os grandes títulos conquistados realizaram-se na nossa presença. Tudo foi palpável e vivido em diferentes contextos. Lembro-me de cada uma das suas conquistas e das alegrias provocadas aos adeptos de azul e branco. Tive apenas o prazer de presenciar ao vivo a final em Sevilha em 2003 para a conquista da Tala UEFA, mas recordo-me muito bem de todos os momentos bem passados entre amigos nos dias e nas horas destes grandes acontecimentos desportivos.

Perdi as minhas referências

Reconheço e assumo a minha simpatia clubística pelo Futebol do Futebol Clube do Porto. Há quem não compreenda estas minhas palavras, por mais que queira explicar, mas não consigo disfrutar do Clubismo nas restantes modalidades, sejam elas quais forem. Foi assim que sempre gostei do FC Porto. Fortes ou fracos no Futebol, as minhas referências estiveram ali quase sempre. Em primeiro lugar o meu querido jogador Fernando Gomes e depois o contestado Presidente Pinto da Costa.

Pode parecer estranho, mas nas restantes modalidades prefiro assistir com olhos de um verdadeiro amante do desporto e apreciar os bons jogos e os bons atletas, sem nunca puxar por este ou aquele clube. Vou a qualquer pavilhão, de qualquer clube assistir a um qualquer bom jogo.

Como sabem, a minha modalidade de eleição é o Andebol e por incrível que pareça, nunca tive um Clube de eleição. Embora possa reconhecer, devido à vida profissional do meu irmão, sempre lhe desejei a maior sorte do mundo pelos clubes que representou e naturalmente sempre desejei a sua felicidade.

Sou um amante do desporto em geral e adepto incondicional da seleção Nacional, seja em que modalidade for. No futebol, abaixo da seleção está e estará sempre o FC Porto!

Dia triste

Muito se tem falado nestes últimos meses do Presidente Pinto da Costa. A doença, a perda de mandato, as falcatruas, os esquemas , as fraudes, as mulheres, os macacos desta vida, enfim… Tudo se falou deste senhor com ou sem razão (jamais irei discutir de uma coisa que não sei).

Apenas realço evidências que este senhor trouxe à tona:

  1. Conquistou a simpatia dos adeptos numa fase inicial com o slogan do Norte contra o Sul;
  2. Compreendeu os esquemas do futebol e soube meter-se nos órgãos decisivos do Futebol, onde apenas os cargos importantes eram ocupados pelos então grandes clubes nacionais;
  3. Liderou os grandes “esquemas” do futebol Nacional;
  4. Investiu em atletas e treinadores reconhecidos;
  5. Implementou o chamado espírito Portista (garra e muita vontade)

 

Podem chamar-lhe o que quiserem e apelidarem-no da forma que quiserem. Este foi e será o Homem grande do Futebol Português no que diz respeito ao comando de um Clube Português.

Resta-me apenas desejar-lhe o eterno descanso e transmitir-lhe de que a sua Missão na terra foi cumprida com muito sucesso!

NOVIDADES MUSICAIS

NOTÍCIAS DO BLOG

14 fev
Meias Limonada presentes no dia dos namorados no Snack-Bar Elefante
No próximo dia 14 de Fevereiro os “Meias Limonada”...
Só fazer
Só fazer
No amor, “só fazer” é trocar o planeamento e as palavras...
Sempre que vais
Sempre que vais
“Sempre que vais” fica um vazio que ninguém vê, mas que eu sinto...
Sem ti a meu lado
Sem ti a meu lado
Sem ti a meu lado, tudo parece perder um pouco do sentido, como...
12
Segunda opção (Remix)
Ser segunda opção é uma dor silenciosa, porque significa estar...
Quero mais, muito mais
Quero mais, muito mais
“Quero mais, muito mais” é o grito de um coração que não se contenta...
Porta fechada
Porta fechada
“Porta fechada" ao meu melhor amigo é uma imagem triste e profunda,...
Pecados sem cor
Pecados sem cor (Remix)
“Pecados sem cor” soa como algo escondido na sombra, sentimentos...
Parados no tempo
Parados no tempo (Remix)
“Parados no tempo” é aquela sensação estranha de viver um momento...
4
Mostra-me o teu pecado (Remix)
“Mostra-me o teu pecado” é uma frase provocadora, carregada de...
Estás sempre aqui
Estás sempre aqui
“Estás sempre aqui” é a forma mais bonita de dizer que a ausência...
Voar contigo
Voar Contigo em todas as plataformas musicais no dia 14 de Fevereiro
O novo álbum "Voar Contigo" acaba de ser revelado, trazendo consigo...

Vamos trabalhar juntos? 

Baixa o ebook para perceberes o que podes ganhar!

Ganha um BÓNUS por cada concerto!