Valerá a pena concorrer?
O Festival da Canção 2024 volta a ter 20 canções a concurso, 14 por convite da RTP a autores de várias áreas musicais e as restantes 6 serão apuradas no âmbito da livre submissão de canções.
A recepção de canções originais e inéditas está aberta até ao dia 15 de outubro de 2023.
- Poderão concorrer a estes 6 lugares todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes no nosso país, incluindo, os portugueses que vivem fora de Portugal, bem como cidadãos de outras nacionalidades que residam em Portugal.
- A recepção e a escolha destas seis canções serão efetuadas através da disponibilização de maquetas à RTP. As referidas maquetas deverão ser disponibilizadas através do preenchimento de um formulário.
Este ano será na Suécia
O festival realizar-se-á na Suécia, após a vitória do país na edição de 2023 com a música “Tattoo” de Loreen.
Será a sétima vez que o país acolhe o festival depois de Estocolmo em 1975, 2000 e 2016, Gotemburgo em 1985 e Malmö em 1992 e 2013.
A duas semi-finais realizam-se a 7 e a 9 de Maio para que a final se concretize a 11 de Maio de 2024.
Seria injusto da minha parte não dar a importância a este grande evento musical. Todos aqueles que gostam de música ou que fazem desta atividade uma forma de vida, tem que considerar este como o maior acontecimento musical a nível mundial. Quer se concorde ou não, são muitas as pessoas que seguem este evento nos quatro cantos do mundo.
Tive a oportunidade de poder assistir a um destes eventos, pela televisão, num País da Ásia e qual não foi o meu espanto verificar com os meu próprios olhos a paixão daquele povo por um acontecimento cuja participação do seu país foi inexistente.
São muitos os nomes da música Portuguesa e Mundial que se serviram e servem deste Palco para assim poderem chegar mais longe. Jamais poderá ser levado a mal esta ambição, pois considero que a concorrência só faz aumentar o nível, bem como a qualidade desta arte.
E não concorres?
Concorro! Faço questão!
A qualidade das músicas que componho, infelizmente para mim, nunca chegaram à aceitação do juri do concurso, mas mesmo assim jamais perdi a esperança de um dia a minha composição poder chegar a um patamar maior da música Portuguesa.
Concordo com o método de seleção?
Claramente que NÃO! E Porquê?
Porque considero a realização deste concurso como uma realização de Portugal. Em primeiro lugar porque é a RTP que o realiza e que nos representa fora fronteiras. No entanto, não deixaremos nunca de afirmar de que a RTP é uma empresa pública, cujo capital é de todos nós. Todos participamos e comparticipamos na vida da empresa.
Desta forma, não compreendo o porquê de 14 músicas serem apuradas de forma direta e sem filtros para as finais do Festival da Canção. Compreendo que se queira aumentar a qualidade da nossa representação Internacional, mas isso não implica que a seleção das músicas e dos seus interpretes não passe pela mesma fasquia.
Existem muitos músicos que gostariam de ver a sua criação nos grandes palcos da Televisão e desta forma, serem avaliadas publicamente pelo júri e pela população portuguesa. Acredito que existem muitas propostas de alteração do procedimento de seleção das canções, no entanto não poderei deixar de também poder partilhar a minha opinião.
Como farias o evento?
Imagino que existam muitas canções a concurso. Não sei ao certo o número de submissões, mas garantidamente não serão em número reduzido.
Porque não alargarem o número de programas de músicas candidatas de 2 para 4 numa primeira fase? Se em cada programa participassem 10 músicas originais, conseguiríamos alargar o leque para 40 músicas.
Em cada Programa poderiam ser apuradas 5 músicas e a final seria realizada com as 20 músicas selecionadas.
Esta é apenas uma proposta, que naturalmente favoreceria não só a música como todos os seus amantes.
Concorres ou não?
Embora acredite que a idade não possa ser uma variável inibidora deste tipo de arte, como também já foi demonstrado em concursos passados, prefiro dar por concluída a minha loucura de criança em poder participar num destes eventos. Assim, a minha pequenina e insignificante participação fica por aqui.
Este ano vou participar com uma canção “I love to Love You!“
Embora com o nome em Inglês, a mesma não tem letra inglesa na sua totalidade. Não vou revelar muito mais, dadas as exigências do regulamento do concurso, mas mais uma vez aguardarei com alguma esperança uma resposta positiva. Se estou muito confiante… Não, isso não estou mesmo, mas não deixo nunca de sonhar!