No dia 24 de Setembro de 2022, realizou-se no Restaurante Viveiros do Atlântico de Ribamar o almoço comemorativo dos 52 anos do encerramento do externato de Mafra. Um evento simples, com a presença de aproximadamente 40 ex-alunos, serviu para reencontrar as velhas caras e amizades daquele tempo.
O Evento, cuja responsabilidade da organização coube ao Mário Borges, contou com um almoço animado e preenchido. Foram cinco horas de animação, tendo culminado com a merecida homenagem à Professora Luísa Barros.
Independentemente do almoço, bem servido e de qualidade onde o prato forte foi o Marisco, também é de destacar a presença do Henrique Fuzeta, pianista, que abrilhantou a festa com a música dos anos 60 e 70. De destacar a presença do estilista António da Silva, jagoz de gema e a residir nos EUA há muito tempo, fez questão de presentear os presentes com peças magníficas expostas na sala de refeições. Teve a oportunidade de explicar o significado de cada um dos trajes e enriqueceu fortemente o evento com a sua bonita e elegante presença. Um homem simples, com presença vincada e acima de tudo, mais um elemento oriundo e produto do externato de Mafra.
Muitas caras conhecidas e de referência
Foram muitas as presenças de caras conhecidas deste concelho. Não vou fazer referência a qualquer nome, mas de referir apenas que o externato fez crescer muita e boa gente neste concelho e de muito valor. No entanto, neste evento, despiram-se os trajes das profissões e das carreiras e voltaram uns anos atrás. Foi deveras interessante observar o brilho nos olhos das pessoas e a atenção que prestaram sempre que se contaram histórias e peripécias daqueles tempos. Muitas ficaram por contar com toda a certeza, no entanto todas elas foram contadas e divulgadas de viva voz.
A homenagem merecida
Foi bonito de se ver. Passaram tantos anos, a vida deu voltas e voltas, mas o respeito continua para sempre. Foi maravilhoso constatar o respeito de todos os ex-externato pela Professora Luísa Barros, assim como a excelente memória da professora reconhecendo-os a todos e com enorme saudosismo.
Será o arranque de uma nova era?
Já existiram em tempos algumas organizações de reencontros do Externato de Mafra. Todos eles contaram com a presença de várias gerações de alunos, mas como sinal da vida, muitos deles já partiram. Ainda são muitos os ex-alunos do externato e depois deste evento, sentiu-se a vontade de se continuar a organizar anualmente estes encontros.
O próximo ainda não tem data marcada, nem organização definida, mas tudo leva a crer de que para a próxima vez serão em maior número e certamente com outros pontos de atração.
Obrigado
Tive a oportunidade de acompanhar o evento de muito perto de todos vós e reconheço a importância deste eventos nas vossas “nossas” vidas. Foi bom ver-vos felizes a todos e de coração aberto para o evento.
Adorei ter estado convosco. Obrigado!