De Professor de Matemática a presidente da Câmara Municipal de Mafra durante 28 anos.
Muitas são as palavras que poderão ser escritas sobre este Homem que marcou definitivamente o Concelho de Mafra. Nada melhor do que recordar e valorizar o trabalho que a sua equipa produziu durante 28 anos de poder e que trouxe Mafra para a ribalta da qualidade de vida em Portugal.
O texto acima referido, cuja autoria é do PSD, refere e bem a marca que Ministro dos Santos deixou em Mafra. Claro que nem tudo foram rosas e muitas foram as suspeitas levantadas sobre o presidente da Câmara.
No entanto deixo aqui o meu depoimento sobre uma pessoa com um espírito de liderança enorme e uma capacidade de projeção de futuro sem medo de arriscar. Os riscos trazem por vezes dissabores, mas passados alguns anos rapidamente chegamos à conclusão de que as grandes obras e a grande ignição para o crescimento do Concelho tem a sua responsabilidade.
Quem foi o maluco que mandou construir uma autoestrada de acesso ao Concelho de Mafra e reduzir drasticamente a distancia à capital? Quem colocou o nosso Palácio no caminho da promoção a Património Mundial? Quem foi que mandou construir o parque Desportivo Municipal? Quem foi que transformou armazéns falidos da antiga FOC em locais de pequenas e médias industrias do concelho?
Muitas foram realmente as obras deixadas por este senhor que faz o favor de me permitir chamar-lhe amigo e de quem merece o meu maior respeito. Quero dar-lhe os parabéns e recordar-lhe de que este dia se reveste de grande importância na sua carreira por ter sido o seu primeiro dia nesta caminhada de êxito. Tive o privilégio de ser seu aluno, seu munícipe e agora seu amigo.
No último parágrafo do texto do PSD refere que “Os seus 28 anos de gestão autárquica terão culminado, provavelmente” o que deixa na dúvida o futuro mesmo no seio do partido. Pode não ser o cabeça de cartaz de uma próxima candidatura, mas quem o for deverá, em meu entender, apoiar-se no seu saber. Mafra merece que pessoas como Ministro dos Santos não sejam nunca esquecidas!